Sobre a X Capital Bank
Justiça Catarinense bloqueia R$ 27,4 milhões. da X Capital Bank
A Justiça de Santa Catarina determinou o bloqueio de R$ 27,4 milhões de um grupo apontado como responsável por um esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimentos em NFTs, uma espécie de criptoativo. A medida atendeu pedido do Ministério Público (SC) em uma ação civil pública, na tentativa de evitar o desmonte do patrimônio antes que as vítimas possam ser ressarcidas.
Foram bloqueados ativos financeiros em bancos, ações, imóveis e veículos em nome de oito pessoas e 14 empresas vinculadas à X Capital Bank Soluções e Tecnologia, uma suposta gestora de investimentos sediada em Florianópolis.
O esquema, que prometia rendimentos de até 20% ao mês, foi desvendado no começo do ano pela operação Cripto X , ocasião em que o MPSC e a Polícia Civil cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em endereços ligados à X Capital Bank.
Na ação civil pública, a 29ª Promotoria de Justiça solicita que a empresa X Capital Bank Soluções e Tecnologia e os investigados restituam os valores investidos às vítimas e, paguem indenizações por danos morais.