Sobre a MSK Invest
De acordo com registros na Comissão de Valores Imobiliários (CVM), a MSK Operações e Investimentos Ltda, foi fundada em meados de 2015 pelos empresários Glaidson Tadeu Rosa e Carlos Eduardo de Lucas. A empresa, com sede em Santana do Parnaíba (SP), contava com cerca de 80 funcionários e 300 agentes autônomos parceiros e prometia retorno fixo de 5% em operações com ativos digitais.
No final de 2021, a MSK deixou de pagar os clientes. O motivo, teria sido uma “apropriação indébita” feita por um colaborador do negócio. No mesmo ano, o grupo teve uma receita bruta total de mais de R$ 300 milhões, com uma base de mais de 3.800 contratos ativos de investidores.
Empresas acusadas de golpe com criptoativos costumam terceirizar a culpa após a queda. Além de citar possíveis furtos praticados por funcionários, normalmente apontam para supostos hacks, supostos travamentos de ativos digitais de clientes.
Em 2022, a Polícia Civil de São Paulo indiciou a MSK Invest por pirâmide financeira e lavagem de dinheiro, além de outros crimes. O requerimento de convocação da Câmara dos Deputados cita que os policiais descobriram ao longo da investigação que a MSK Invest “captou mais de US$ 1 bilhão e promoveu o desvio desses valores para carteiras desconhecidas em posse de pessoas ainda não identificadas”.
O processo da MSK Invest está sob segredo de justiça. O segredo de justiça foi decretado para proteger as investigações policiais e para evitar que a divulgação de informações venha prejudicar o processo.
Ação Civil Pública
Em julho, o escritório de advocacia Calazans e Vieira Dias, através do Instituto de Proteção e Gestão de Empreendedorismo e Relação de Consumo (IPGE), ajuizou uma ação civil pública contra a MSK. Uma ação civil pública oferece várias vantagens. Ela permite que um grande número de pessoas busque compreensão coletivamente, o que pode ser mais eficiente do que processos judiciais individuais. além disso, essa ação tem o potencial de prevenir futuras transgressões através de medidas como ordens judiciais.