O mercado de criptomoedas vem crescendo bastante nos últimos anos, não apenas no Brasil como, também, no mundo. No entanto, muitas pessoas ainda o consideram um segmento um tanto quanto nebuloso e difícil de prever. Nesse cenário, muitos empresários aproveitaram para investir no setor – e um deles foi Francis Silva, sócio da Rental Coins.
Francisley Valdevino da Silva, mais conhecido como Francis Silva, é um empresário sócio administrador de diversas empresas do ramo financeiro. Todas têm como foco principal a administração de criptomoedas, sendo a Rental Coins, Compralo e Forcount Crypto as mais conhecidas pelo público.
Acontece que cada uma das empresas oferece um serviço diferente dentro do segmento de criptoativos. A Rental Coins trata-se de uma exchange baseada na locação de criptomoedas, enquanto a Compralo apresenta-se como um meio de pagamento e carteira digital e a Forcount um espaço para investimentos em criptos.
O problema é que, com a exceção da Compralo, todas as demais empresas de Francis já estiveram envolvidas em escândalos. Uma delas, inclusive, está sendo investigada pelo Ministério Público e Polícia Civil, por suspeita de ser utilizada em um esquema de fraude semelhante à pirâmide financeira.
Mas afinal de contas, quem é Francis Silva?
Para entender um pouco mais sobre quem é Francis Silva, é necessário compreender o caminho percorrido por ele até os escândalos da Rental Coins e Forcount. Publicações do empresário no Medium mostram que ele já trabalhava com Marketing Multinível desde 2016, quando lançou a Wolkeb Club.
A empresa se apresentava como um clube de descontos para conveniados que oferecia rendimentos mediante um investimento. No entanto, desde o seu lançamento, diversas reclamações começaram a surgir. “A empresa só paga quem traz novas pessoas para rede, como eu não trouxe ninguém a empresa simplesmente não me paga”, comentou um usuário no Reclame Aqui.
A empresa, então, foi acusada de ser nada mais nada menos do que um esquema de pirâmide. Ela atraía funcionários com a promessa de altos rendimentos com base em investimentos e a condição de trazer novos investidores. Assim como todas as pirâmides, quando não há investidores chegando, não há mais rendimentos.
Nos últimos anos, o nome de Francis Silva esteve associado a três empresas citadas anteriormente, Forcount, Rental Coins e Compralo, todas do ramo de criptomoedas. Foi com a Forcount e a Rental que o empresário passou a ser alvo de acusações de esquemas e fraudes financeiras.