Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: A Lentidão da Justiça e a Saga da Midas Trend: Uma Ameaça Renovada

A Lentidão da Justiça e a Saga da Midas Trend: Uma Ameaça Renovada

O universo dos investimentos costuma ser palco, usualmente, de histórias de ascensão financeira de muitas pessoas. Dados recentes mostram que cada vez mais os brasileiros estão se voltando para este nicho, com uma alta registrada, nos últimos anos, de brasileiros cadastrados na Bolsa de Valores do Brasil, a B3.
Em abril de 2019, por exemplo, o número de cadastros chegava a 1 milhão. No mesmo mês, em 2021, o número atingia a marca de 3,5 milhões. Antes de considerar investir, no entanto, é necessário se dedicar aos estudos para entender as modalidades de investimento, qual é o seu perfil de investidor e quais os riscos envolvidos no tipo de investimento que você deseja realizar.
Isso ocorre porque em meio a investimentos legítimos, há também esquemas fraudulentos, os quais podem ser responsáveis por levar um grande número de vítimas a terem prejuízos financeiros.
Nos últimos anos, o número de casos registrados de esquemas fraudulentos tem sido visto com olhares de preocupação pelas instâncias sérias do país.


Um panorama sobre as fraudes financeiras no país


Nos primeiros cincos meses de 2022 foram registrados mais de 3 milhões de golpes financeiros no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela empresa de segurança digital AP Safe. Isso representa que ocorreram 22.500 mil golpes por dia, equivalente a uma média de 930 ocorrências por hora.
Uma estimativa feita pela NICE Actimize indicou que, de 2021 para 2022, as fraudes financeiras aumentaram em mais de 90%. O aumento também pode ser visto nas quantias envolvendo os golpes, que tiveram crescimento de quase 150%.

 

A Saga da Midas Trend e a Lentidão da Justiça


Uma das investigações que ocorrem neste momento é relativa à empresa Midas Trend, que atua sob liderança dos irmãos Devanir e Devaney Vieira dos Santos. Investiga-se a suposta participação da empresa em um esquema de pirâmide.
Vale a pena lembrar que, de acordo com a pesquisa “Fraudes em Investimentos no Brasil”, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em 2019, o esquema de pirâmide é uma das principais fraudes em investimentos do país.
No caso da Midas Trend, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) já deu início a uma ação civil pública tanto contra a empresa quanto contra os seus gestores. Apesar de este ser um ponto positivo, a lentidão das investigações é um fator a se atentar. Isso porque os supostos infratores podem estar se envolvendo em novas fraudes, ao que parece.


O que está acontecendo?


Um dos gestores da Midas Trend, Devanir Santos, deu início a novas operações que possuem características semelhantes àquelas observadas no caso da Midas Trend.
As novas operações, nomeadas de METWAY e ProfitWay. Recentemente, durante uma transmissão ao vivo, Santos solicitou que os investidores realizassem um novo aporte na quantia de R$ 100 para recuperarem os investimentos previamente feitos.
O esquema original conta com 60 mil vítimas e, considerando este contingente, caso todas as vítimas realizem o aporte, isso significa que Santos poderá ter uma arrecadação de até R$ 60 milhões.
Neste sentido, compreende-se a urgência de que medidas eficazes sejam aplicadas o mais rápido possível. Para as vítimas, é preciso se atentar para qualquer novo anúncio feito por Santos referente a um plano de recuperação ou nova operação, a não ser que haja a devida comprovação de que autoridades competentes tenham aprovado e estejam participando.


Como evitar se envolver em casos similares ao da Midas Trend?


Uma das principais formas de evitar se tornar vítima de algum esquema de fraude financeira é se dedicar a estudar educação financeira. Isso ocorre já que pessoas com maior conhecimento acerca de investimentos possuem maior propensão a reconhecerem e diferenciarem oportunidades reais e legitimadas de esquemas fraudulentos. Assim, a tendência de se tornarem vítimas é menor.
A educação financeira auxilia na promoção de uma cultura de investimento ética e responsável.
Quanto mais conhecimentos o cidadão tiver sobre os diferentes tipos de investimentos, riscos envolvidos e as características do mercado financeiro, mais fácil será identificar os aspectos de uma oferta “boa demais para ser verdade”, que se trata, exatamente, de uma fraude.

O escritório CVD Advogados traz uma série de postagens relevantes em seu blog. Com foco no mercado de recuperação de ativos financeiros, tem forte atuação em casos de investimentos fraudulentos (pirâmides financeiras, esquema Ponzi, falsas corretoras de investimentos, oferta irregular de investimento), além de prestar assessoria jurídica nas áreas de direito trabalhista, previdenciário, empresarial, civil e penal, através de um time de advogados preparados para atender os clientes. Não deixe de conferir todas as áreas de atuação e entre em contato com um dos escritórios de advocacia mais admirados do país.

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados