Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: Desvendando a Fraude: O Mega Esquema de Pirâmide Financeira da Trust Investing

Desvendando a Fraude: O Mega Esquema de Pirâmide Financeira da Trust Investing

O interesse dos brasileiros quando o assunto é investimentos cresceu. É isso que revelam os dados divulgados de brasileiros cadastrados na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2022, o número de investidores cadastrados atingiu o recorde histórico, de 5,8 milhões.
Em abril de 2019, o número de cadastros chegava a 1 milhão. No mesmo mês, em 2021, o número atingia a marca de 3,5 milhões. Portanto, o número, embora represente menos de 3% da população brasileira, é recebido positivamente pelo mercado de investimentos, uma vez que demonstra um interesse crescente dos brasileiros neste nicho.
Uma preocupação que também cresceu foi com relação aos golpes financeiros. Isso porque empresas financeiras fraudulentas passaram a atuar com maior expressividade no país, o que levou vários órgãos a realizarem pesquisas para entender melhor a situação das fraudes financeiras no país.
Um dos casos que tem chamado a atenção tanto da população quanto das autoridades é o mega esquema de pirâmide financeira da Trust Investing.


Esquema de Pirâmide Financeira da Trust Investing

 

O esquema de pirâmide financeira encontra-se atualmente com a sua investigação em curso. De acordo com o relatado até o presente momento, a empresa conseguia atrair vítimas com a promessa de altos retornos, que chegavam a até 20% ao mês ou mais de 300% ao ano. Os números, no entanto, ficam acima do retorno de qualquer modalidade de investimento conhecida.
A Trust Investing engajou cerca de 1,3 milhões de pessoas no esquema de pirâmide financeira, aproveitando-se da popularidade de aplicativos de redes sociais e de plataformas digitais. O prejuízo estimado chega a R$ 4,1 bilhões.
A empresa atuava tanto com a oferta de pacotes de investimento quanto com o lançamento de criptomoedas sem respaldo financeiro. Os pacotes de investimento partiam de 15 mil dólares, mas podiam chegar a até 100 mil dólares. As moedas digitais, por sua vez, eram conhecidas como Truster Energy e Truster Coin.

Veja também: Fraudes em investimentos financeiros no Brasil: Golpes chamam a atenção

 

Investigações ainda estão em curso


Conforme as investigações da Polícia Federal, uma das moedas era a que suportava o esquema de pirâmide, sendo esta uma das estratégias que funcionou como um pilar para manter o esquema pelo maior tempo possível.
Verificou-se que a empresa manipulou o valor da moeda, aumentando o valor em mais de 5.000% em apenas 15 horas. Em dias subsequentes, o valor chegou a um pico de 38.000%.
A investigação em curso está sendo feita conjuntamente entre a Agência Nacional de Mineração e a Receita Federal, sendo liderada pela Polícia Federal. Foi observado que a operação de esquema de pirâmide abrange mais de 80 países.
No segundo semestre de 2022, foi realizado o bloqueio de ativos estimados em R$ 100 milhões e a apreensão de bens de alto valor dos envolvidos no esquema de pirâmide. Dentre os bens confiscados, estão joias, imóveis de luxo, uma mina de extração de esmeraldas, criptomoedas e embarcações marítimas.


Atuação do escritório Calazans e Vieira Dias


O escritório de advocacia Calazans e Vieira Dias, por meio do Instituto de Proteção e Gestão do Empreendedorismo e Relações de Consumo (IPGE), apresentou uma ação civil pública contra a Trust Investing, com o objetivo de possibilitar a busca por uma compensação coletiva para as vítimas do esquema de pirâmide financeira da empresa. Essa ação pode ser mais produtiva do que o ajuizamento de processos judiciais individuais.
Dentre os objetivos da ação pública coletiva, podemos citar:


• Busca pela restituição financeira das vítimas.
• Fazer com que a empresa passe por uma avaliação judicial, o que pode contribuir para que as vítimas sintam que houve uma conclusão para o caso.


Ao que é preciso estar atento no caso da Trust Investing?


A investigação do esquema de pirâmide financeira da Trust Investing revela que mesmo empresas que possuam ampla visibilidade midiática e tenham uma base de clientes grande podem não ser confiáveis.
É necessário buscar informações diretamente na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para saber quais empresas financeiras estão autorizadas a funcionar.
Além disso, é fundamental reforçarmos que a educação financeira é uma das chaves que podem auxiliar na resolução dessa problemática.
De acordo com pesquisa realizada, em 2020, pelo Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas, ligado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os indivíduos com maior conhecimento acerca de modalidades de investimento se mostraram menos propensos a serem vítimas de fraudes financeiras.
A própria CVM disponibiliza uma série de livros sobre investimentos. Todos se encontram disponíveis eletronicamente, e o acesso a eles pode ser feitoclicando aqui. Além disso, há também os conteúdos disponibilizados pelo Tesouro Nacional e pela Bolsa de Valores Brasileira (B3).
Outro ponto a se atentar tem relação com o retorno prometido pelas empresas. Quando a taxa de retorno for muito alta, acima da média comum de outras empresas do ramo, é preciso redobrar a atenção, pois pode se tratar de um esquema fraudulento.
Normalmente, as empresas envolvidas em esquemas financeiros, assim como a Trust Investing, ofertam altas taxas de retorno, as quais podem atrair mais vítimas que, no entanto, podem não ver o dinheiro aplicado novamente.
Pode-se igualmente considerar como um indicativo de fraude, do tipo esquema de pirâmide, a promessa de ganhos maiores, caso o investidor consiga atrair novas pessoas para entrarem no investimento.
A educação financeira é o caminho para ajudar a reduzir o número de investidores insatisfeitos e também para aumentar a confiança no mercado, o que pode trazer benefícios para todos os envolvidos.

O escritório CVD Advogados traz uma série de postagens relevantes em seu blog. Com foco no mercado de recuperação de ativos financeiros, tem forte atuação em casos de investimentos fraudulentos (pirâmides financeiras, esquema Ponzi, falsas corretoras de investimentos, oferta irregular de investimento), além de prestar assessoria jurídica nas áreas de direito trabalhista, previdenciário, empresarial, civil e penal, através de um time de advogados preparados para atender os clientes. Não deixe de conferir todas as áreas de atuação e entre em contato com um dos escritórios de advocacia mais admirados do país.

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados