fbpx

Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: Fraudes em investimentos financeiros no Brasil: Desafios e Soluções

Fraudes em investimentos financeiros no Brasil: Desafios e Soluções

Os investimentos estão em alta em todo o país. Isso pode ser visto a partir do número de pessoas que estão cadastradas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Em abril de 2019, o número de cadastros chegava a 1 milhão. No mesmo mês, em 2021, o número atingia a marca de 3,5 milhões. 

Em tempos de interesse crescente pelo tema dos investimentos e do surgimento de novos ativos, como as criptomoedas, por exemplo, e com a maior oferta de produtos financeiros, muitas pessoas têm sido vítimas de esquemas fraudulentos que prometem altos retornos em pouco tempo, mas que acabam deixando os investidores com perdas significativas.

Neste sentido, estamos falando das fraudes em investimentos financeiros no Brasil. Embora o acesso de mais cidadãos a investimentos seja algo positivo, é preciso pontuar que isso veio acompanhado de esquemas duvidosos, que podem fazer vítimas em todo o país.

 

Quais são as principais fraudes em investimentos financeiros no Brasil?

 

Uma das principais fraudes em investimentos que faz mais vítimas no país é o esquema de pirâmide. É isso o que indica a pesquisa “Fraudes em Investimentos no Brasil”, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em 2019.

A pesquisa ouviu brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos, pertencentes às classes A, B, e C que foram vítimas de fraudes financeiras. Dentre os motivos apontados com maior frequência, relativos à aceitação destes supostos investimentos, estão as condições atraentes, as taxas e a promessa de uma rentabilidade alta.

A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) entende que a pirâmide é um esquema que se baseia na entrada de novos participantes e na utilização desses aportes para pagar o lucro dos antigos membros.

Outra fraude que também foi citada expressivamente foi o golpe da seguradora. Ele se baseia no suposto recebimento de uma quantia mediante o pagamento prévio de determinadas taxas. Ele foi mencionado por 17,4% dos entrevistados.

Entre os investidores que já perderam dinheiro em investimentos fraudulentos no Brasil, 40% entraram em esquema de Pirâmide/Ponzi, 17% sofreram o golpe da seguradora com pagamento antecipado de taxas e/ou despesas e 13% contrataram serviço de gestão/consultoria/análise de investimentos sem o devido registro profissional da CVM.

A lista inclui, ainda, golpes referentes à promessa de resgate de uma falsa aposentadoria mediante pagamento de taxas, venda de produtos, empréstimo pessoal, compra de criptomoedas, como o Bitcoin e golpe de vagas de emprego. Deve-se ressaltar que, ainda, há participantes que não se lembram  de qual golpe sofreram.

 

Quantas empresas estão envolvidas em fraudes em investimentos?

 

Como visto, as ocorrências de perda de dinheiro em decorrência de fraudes em investimentos financeiros são variadas. Portanto, é importante estar atento aos desafios e as soluções que o crescimento dos investimentos impõem aos brasileiros, para evitar ser mais uma vítima. 

A mesma série de pesquisas, em estudo mais recente, apontava que no ano de 2021, 13,9% dos internautas brasileiros tinham perdido dinheiro em algum investimento fraudulento, o que representa um contingente de 1,3 milhões de pessoas somente em 12 meses.

Através de um estudo interno, o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados identificou mais de 1300 empresas de investimentos fraudulentas no Brasil, onde se estima que elas captaram nos últimos 5 anos aproximadamente 1/6 do valor do PIB nacional.

 

É possível reaver os valores perdidos?

 

Embora haja a possibilidade de reaver os valores perdidos, essa não aparenta ser a realidade da maior parcela de vítimas que caem em fraudes em investimentos financeiros.

A pesquisa revelou que 68,2% não conseguiram recuperar o valor perdido no investimento. Por outro lado, mesmo os entrevistados que conseguiram recuperar o dinheiro (31,1%) relataram ter problemas para fazê-lo. Dessa porcentagem, 13,6% recuperaram o valor investido, mas tiveram prejuízos, enquanto 9,1% precisaram recorrer a um acordo judicial para obter o dinheiro de volta.

Sabe-se que todo investimento acompanha um risco, que pode ser maior ou menor, dependendo do tipo escolhido pelo investidor. Todavia, isso é diferente de uma fraude, uma vez que, na fraude, a intenção é enganar o investidor.

 

Como evitar ser vítima de fraudes em investimentos financeiros?

 

Existem certos indícios que podem apontar para uma maior probabilidade de um investimento ser uma fraude. Por exemplo, a promessa de altos rendimentos em curtos períodos, sem que haja especificação dos riscos, é uma delas.

Pode-se igualmente considerar como um indicativo de fraude, do tipo esquema de pirâmide, a promessa de ganhos maiores, caso o investidor consiga atrair novas pessoas para entrarem no investimento. 

De todo modo, é fundamental se certificar a respeito da reputação da empresa nos órgãos competentes antes de tomar a decisão de alocar os seus recursos. Com isso, pode-se evitar futuros prejuízos, que se estendem para além das perdas financeiras, posto que podem estar relacionados, também, com os abalos psicológicos e das relações sociais da vítima.

Em nossa próxima publicação, você terá acesso a mais informações sobre a importância da diligência ao investir. Trataremos, com mais detalhes, sobre o perigo dos esquemas de pirâmide e Ponzi, mais especificamente, sobre o caso Madoff.

O escritório CVD Advogados traz uma série de postagens relevantes em seu blog. Com foco no mercado de recuperação de ativos financeiros, tem forte atuação em casos de investimentos fraudulentos (pirâmides financeiras, esquema Ponzi, falsas corretoras de investimentos, oferta irregular de investimento), além de prestar assessoria jurídica nas áreas de direito trabalhista, previdenciário, empresarial, civil e penal, através de um time de advogados preparados para atender os clientes. Não deixe de conferir todas as áreas de atuação e entre em contato com um dos escritórios de advocacia mais admirados do país.

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Precisa de Ajuda?

Caso necessite de algum esclarecimento, ou conhecimento a respeito de algum caso que atuamos. Entre em contato conosco.

Atendimento WhatsApp

(13) 9.9623-0499

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados