Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: GR Canis Majoris: Da Ascensão Meteórica à Queda Abrupta – Um Alerta Crucial aos Investidores

GR Canis Majoris: Da Ascensão Meteórica à Queda Abrupta – Um Alerta Crucial aos Investidores

O Caso GR Canis Majoris é um dos mais recentes e expressivos quando se trata de suspeitas de fraudes financeiras. A empresa foi fundada por Mateus Davi Pinto Lúcio, que surpreendeu o mercado financeiro com a sua trajetória de ascensão social.
Mateus Davi começou como motoboy e se tornou investidor e também fundador do GR Bank, um banco digital que tinha a promessa de doar ao menos 10% do seu lucro para as causas sociais. O banco e a empresa que possuíam aparentem sucesso estão, hoje em dia, sendo focos de uma intensa investigação, em decorrência da acusação de envolvimento com esquemas fraudulentos.
Atualmente, a empresa GR Canis Majoris encontra-se classificada como “Não Recomendada” pela plataforma Reclame Aqui. Conforme a plataforma, a não recomendação advém do fato de que a empresa responde a menos de 50% das reclamações publicadas. No momento, há mais de 200 reclamações registradas sobre a empresa.

 

O Caso GR Canis Majoris: entendendo a situação!


A empresa GR Canis Majoris se especializou no mercado de renda variável, trazendo diversidade nos investimentos ofertados e possibilidade de ganho mais rápido. Essa foi uma das razões para que ela conseguisse rotular grande volume de operações de capital, com apoio da tecnologia. A empresa prometia pagar 3% de juros por mês, supostamente devido ao lastreamento em “ativos internacionais”. Essa taxa de juros chama a atenção por oferecer um retorno superior aos demais investimentos regulamentados no país.
O GR Bank, associado à empresa e lançado em meio à pandemia, foi listado em matéria da revista Forbes, publicada em 2021. Contudo, clientes que se dizem lesados pela empresa estão entrando com ações contra ela. Foram, pelo menos, 33 ações judiciais apresentadas na Justiça de São Paulo.
Há suspeita de que a GR Canis Majoris foi responsável por operar um esquema de pirâmide financeira, além das alegações de práticas prejudiciais e possivelmente ilegais.
Uma das alegações é a de que a empresa impôs alterações no contrato dos investidores de modo unilateral, o que teve como consequência a limitação no resgate dos investimentos. Além disso, há também alegações de suspensão total dos resgates e cobrança de taxa para resgatar os valores investidos.

 

Ação Civil Pública – CVD Advogados


Dentre as ações legais que resultaram desses problemas, está o ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra a GR Canis Majoris. A Ação Civil Pública foi promovida pelo Instituto de Proteção e Gestão do Empreendedorismo e das Relações de Consumo (IPGE) e contou com patrocínio do escritório de advocacia Calazans e Vieira Dias.
Um dos objetivos das medidas propostas é o de proteger os investidores que tenham sido afetados pelas ações da empresa, no intuito de reduzir o potencial de dano financeiro.


Nota da CVM sobre a empresa


Ainda em 2017, a CVM, por meio de publicação por meio do site oficial do Governo Federal, já havia lançado um alerta com relação à GR Canis Majoris, sob o nome de GR Investimentos, e à Mateus Davi Pinto Lucio.
Conforme a nota, eles não estavam autorizados a exercer atividade de administração de carteira de valores mobiliários, uma vez que a CVM não havia autorizado previamente essa função.
O alerta dizia que a GR Investimentos, além de oferecer serviços de carteira de valores mobiliários sem ter credenciamento para tal na CVM, ainda realizava captação de poupança popular indevidamente.
A Deliberação CVM 770, publicada no primeiro semestre de 2017, declarava que deveria ocorrer a imediata suspensão dos serviços da GR Investimentos e de Mateus Davi Pinto Lucio, sob pena de pagamento de multa cominatória individual na quantia fixada em R$ 5 mil. A nota abria margem para que também pudesse ser aplicada demais penalidades cabíveis. 

 

Caso GR Canis Majoris: um alerta para os investidores


O Caso GR Canis Majoris é mais um exemplo, dentre uma grande variedade de casos atuais, de empresas suspeitas de envolvimento com esquemas fraudulentos.
Este é um alerta crucial para os investidores, uma vez que é preciso ter diligência antes de fechar qualquer tipo de acordo de investimento. É importante ter ciência dos riscos e conhecer bem a modalidade na qual deseja-se investir.
É comum que, hoje em dia, os investidores queiram buscar altos lucros em um curto espaço de tempo, no entanto, é necessário ter atenção, pois, apesar de as ofertas parecerem tentadoras, elas podem não ser reais. Quando se trata de investimentos, é essencial ter prudência, para que seja possível realizar um investimento seguro e bem-informado.
Vale a pena lembrar que os investidores podem realizar uma busca no sistema da CVM para verificarem se a empresa se encontra devidamente registrada e autorizada para captar investimentos.
Sendo assim, este caso é um lembrete da atuação de órgãos como a CVM, órgão que atua na promoção da integridade do mercado financeiro brasileiro. Com função de regular os mercados, a instituição pode proteger os investidores de manipulações, fraudes ou outras práticas ilícitas.

Por fim, o caso da GR Canis Majoris ressalta igualmente a importância de que existam medidas jurídicas e regulatórias para proteger os investidores de fraudes financeiras. Práticas como as da pirâmide financeira podem causar uma série de prejuízos para as vítimas, não somente financeiros, mas, também, psicológicos.
Portanto, o alerta crucial para os investidores é o seguinte: é preciso se manter bem-informado, atento e cauteloso, de modo a conseguir garantir que os investimentos estejam seguros.

O escritório CVD Advogados traz uma série de postagens relevantes em seu blog. Com foco no mercado de recuperação de ativos financeiros, tem forte atuação em casos de investimentos fraudulentos (pirâmides financeiras, esquema Ponzi, falsas corretoras de investimentos, oferta irregular de investimento), além de prestar assessoria jurídica nas áreas de direito trabalhista, previdenciário, empresarial, civil e penal, através de um time de advogados preparados para atender os clientes. Não deixe de conferir todas as áreas de atuação e entre em contato com um dos escritórios de advocacia mais admirados do país.

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados