Precisa de ajuda? Não hesite em nos contatar.

Post: Principais tendências de fraudes financeiras, confira!

Principais tendências de fraudes financeiras, confira!

O número de pessoas cadastradas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) aumentou nos últimos anos. Em abril de 2019, o número de cadastros chegava a 1 milhão. No mesmo mês, em 2021, o número atingia a marca de 3,5 milhões.
O aumento, embora positivo por demonstrar o interesse crescente de brasileiros sobre o tema de investimentos, levanta questões sobre as fraudes financeiras. Isso porque há diversos tipos de investimento, entre os legítimos e os golpes, e a falta de conhecimento sobre eles pode levar muitas pessoas a serem vítimas, já que podem ser levadas a esquemas financeiros por não saberem reconhecer as características de uma fraude.


Principais tendências de fraudes financeiras


Nos primeiros cincos meses de 2022 foram registrados mais de 3 milhões de golpes financeiros no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela empresa de segurança digital AP Safe. Isso representa que ocorreram 22.500 mil golpes por dia, equivalente a uma média de 930 ocorrências por hora.
Uma estimativa feita pela NICE Actimize indicou que, de 2021 para 2022, as fraudes financeiras aumentaram em mais de 90%. O aumento também pode ser visto nas quantias envolvendo os golpes, que tiveram crescimento de quase 150%.
Esses dados revelam a necessidade de se falar sobre o assunto, como uma maneira de alertar a população sobre as fraudes financeiras no país. Embora o ambiente digital tenha trazido uma série de vantagens, é preciso considerar determinados riscos.
Para 2023, pode-se apontar as 6 principais tendências de fraudes financeiras, segundo a CyberSource, empresa provedora de serviços de pagamentos.


Influenciadores digitais


Os influenciadores digitais, no contexto de crescimento das redes e do espaço virtual, têm desempenhado um papel cada vez mais relevante, mesmo que, às vezes, muitos possam ter atitudes irresponsáveis.
Um influenciador digital é uma figura que, normalmente, possui grande número de seguidores, tem alcance expressivo e pode compartilhar seus ideais e conteúdo, tendo o poder de moldar a opinião alheia.
Muitos influenciadores podem compartilhar dados de seus cartões para que os seguidores possam gastar enquanto houver crédito. O intuito dessa prática é conseguir chamar a atenção de mais pessoas e gerar engajamento. Porém, é importante ressaltar que usar dados de cartão de outra pessoa não é aceitável, e muitas pessoas podem usar dessa prática para fazer pedidos fraudulentos.


Inflação no país


A inflação no país faz com que o preço dos produtos aumente, dificultando o acesso de uma parcela da população a eles. Na busca por promoções e preços mais baixos do que o do mercado, muitos consumidores podem ser direcionados para plataformas falsas. Assim, as pessoas compram o produto, pagam, mas o item nunca é entregue.


Prática de phishing


A terceira principal tendência de fraude financeira é a prática de phishing, também conhecida como “isca”. Os cibercriminosos enviam uma mensagem de texto ou e-mail para a vítima. O conteúdo é chamativo, trazendo, muitas vezes, avisos de promoções imperdíveis e grandes promessas. A mensagem pode indicar que o consumidor deve clicar em um link para obter mais informações ou para poder aproveitar a oportunidade.
Ao clicar no link, no entanto, a vítima insere as suas informações em um site falso. Com isso, os cibercriminosos conseguem acesso, ilegalmente, a informações pessoais sensíveis, como nome completo, dados de cartão de crédito, dentre outros.


Falsa identidade


Um outro golpe que tem se tornado cada vez mais comum é o da falsa agência de viagens ou do falso agente de viagens. Assim, a vítima contrata um serviço para viajar, que não existe. Os criminosos utilizam os dados do consumidor para benefício próprio, enquanto isso, e a vítima precisa lidar com o prejuízo financeiro mas, também, com o abalo emocional, uma vez que a viagem poderia ser bastante aguardada.


Inteligência artificial (IA)


A Inteligência Artificial (IA) é um assunto que ganhou destaque nos últimos anos, especialmente devido às contribuições que ela pode fornecer para várias áreas. Por exemplo, ela pode auxiliar no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em até 4,2%, conforme a consultoria FrontierView.
Embora tenha seus aspectos positivos, cibercriminosos podem fazer uso dessa tecnologia no intuito de aplicarem golpes. Eles podem usar a IA para gerar scripts e produzir imagens de pessoas que não existem com o objetivo de coletar informações de vítimas.


Realidade virtual


A Inteligência Artificial também está associada à última tendência de fraude financeira, todavia, na forma de realidade virtual. Por ser um recurso novo, a realidade virtual pode instigar dúvidas, principalmente por ter plataformas descentralizadas. Isso pode propiciar o surgimento de links suspeitos.
Elas estão ligadas também às deepfakes, ou seja, a criação de áudios, imagens e fotos que não são reais, o que pode prejudicar pessoas reais e comprometer informações pessoais.

 

Como evitar ser uma vítima de fraudes financeiras?


Para evitar ser uma vítima de fraude financeira, é fundamental estudar sobre o mercado. Isso pode ser feito por meio de iniciativas que promovam a educação, para que as pessoas consigam tomar decisões mais informadas e conscientes sobre seus investimentos. A educação financeira auxilia na promoção de uma cultura de investimento ética e responsável.
Quanto mais conhecimentos o cidadão tiver sobre os diferentes tipos de investimentos, riscos envolvidos e as características do mercado financeiro, mais fácil será identificar os aspectos de uma oferta “boa demais para ser verdade”, que se trata, exatamente, de uma fraude.

O escritório CVD Advogados traz uma série de postagens relevantes em seu blog. Com foco no mercado de recuperação de ativos financeiros, tem forte atuação em casos de investimentos fraudulentos (pirâmides financeiras, esquema Ponzi, falsas corretoras de investimentos, oferta irregular de investimento), além de prestar assessoria jurídica nas áreas de direito trabalhista, previdenciário, empresarial, civil e penal, através de um time de advogados preparados para atender os clientes. Não deixe de conferir todas as áreas de atuação e entre em contato com um dos escritórios de advocacia mais admirados do país.

Dr. Jorge Calazans

Dr. Jorge Calazans

Reconhecido como uma das principais autoridades em fraude financeira no Brasil, Jorge Calazans e o escritório Calazans e Vieira Dias Advogados se destacam por sua defesa intransigente dos direitos dos investidores e na recuperação de ativos em casos complexos de fraudes, incluindo pirâmides financeiras e esquemas Ponzi.

Acesso Rápido

Serviços

Nosso Escritório

2023 Todos os direitos reservados à Calazans & Vieira Dias Advogados